Urinálise


 A Urinálise ou Uroanálise corresponde a um setor das Análises Clínicas que objetiva a análise diagnóstica de parâmetros físicos, químicos e sedimentos desta amostra, auxiliando no diagnóstico de diferentes doenças que acometem principalmente, o sistema excretor; podendo ser indicativo para outras enfermidades também.

A medicina laboratorial teve início com a análise da urina. Embora os métodos não fossem sofisticados, a observação da urina permitia ao médico obter informações diagnósticas a partir da turvação, cor, odor, volume, viscosidade e até pela presença de açucar ao perceberem que certas amostras atraíam formigas.

Os meios modernos de urinálise ampliaram seu campo de ação, abrangendo não somente o exame físico, mas também a análise bioquímica e a microscopia do sedimento urinário. No século XVII, com a invenção do microscópio, foi possível realizar o exame do sedimento urinário e criar métodos para sua quantificação.

Além da amostra de urina ser de obtenção rápida e fácil, fornece informações sobre muitas das principais funções metabólicas do organismo, por meio de exames laboratoriais simples. Essas características se ajustam às tendências atuais em favor da medicina preventiva.

Devido ao fato de o exame urinário ser um método muito valioso de triagem metabólica, pode-se detectar, além de doenças renais, o início assintomático de patologias como o diabetes mellitus e as hepatopatias.



Comentários